sábado, 23 de janeiro de 2010

I, Robot (2004)



Este filme foi baseado nos nove livros da colecção I, Robot (1950), escritos por Isaac Asimov. A história é baseada no tema entre a interacção entre humanos, robots e a moralidade, que hoje em dia ainda é bastante discutido.
Nos livros, o escritor estabeleceu as principais leis a que um robot deve obedecer e essas leis são actualmente aceites por todos os que se dedicam ao estudo da Robótica. Essas leis são:

  • 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal;
  • 2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei;
  • 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Sinopse do filme:


Em 2035, os robôs são comumente usados como assistentes e empregados dos seres humanos. O detetive da polícia de Chicago, Del Spooner (Will Smith), investiga o assassinato do dr. Miles, que trabalhava no US Robotics . O robô Sonny é o principal suspeito, tendo violado as Leis dos Robóticos, o que é aparentemente impossível. Mas, se eles podem transgredir essas leis, não há nada que impeça que dominem o mundo, já que os humanos se tornaram cada vez mais dependentes dos robôs. Para ajudar Spooner nas investigações, a dra. Susan Calvin (Bridget Moynahan), especialista em psicologia dos robôs, é chamada.


Fontes consultadas: YouTube (trailer); Wikipédia; Yahoo Cinema.

Ana Mata

Jéssica Reis

18.JANEIRO.2010

Neste dia continuámos a planificação da disposição do cartaz e estivémos também a planear a próxima apresentação, isto é, revimos, aprofundámos e dividimos os tópicos por cada um.

22.JANEIRO.2010

Esta sexta-feira, o grupo esteve a planear a apresentação oral e começar a fazer um distribuição dos temas de que cada um vai falar. Estamos a pensar em separar a apresentação em duas partes: a primeira será mais teórica enquanto a segunda irá ter um vídeo connosco a trabalhar no robot.
Para além disso, enviámos um e-mail ao sr. Prof. Francisco Fraga, requisitando um empréstimo de um kit que possamos utilizar para construir o robot que iremos utilizar no F.N.R.

15.JANEIRO.2010

Nesta sexta, falámos sobre a próxima apresentação oral do grupo. A discussão incidiu essencialmente sobre a planificação do cartaz que terá que fazer parte dessa apresentação. Deste modo, a fim de procurarmos inspiração, dirigimo-nos ao bloco B, onde anteriormente estava uma exposição de cartazes, e ficámos lá a discutir ideias. Ainda nesta aula, fomos à papelaria procurar cartolinas para o cartaz, mas não encontrámos o que queríamos.