sábado, 23 de janeiro de 2010

I, Robot (2004)



Este filme foi baseado nos nove livros da colecção I, Robot (1950), escritos por Isaac Asimov. A história é baseada no tema entre a interacção entre humanos, robots e a moralidade, que hoje em dia ainda é bastante discutido.
Nos livros, o escritor estabeleceu as principais leis a que um robot deve obedecer e essas leis são actualmente aceites por todos os que se dedicam ao estudo da Robótica. Essas leis são:

  • 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal;
  • 2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei;
  • 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Sinopse do filme:


Em 2035, os robôs são comumente usados como assistentes e empregados dos seres humanos. O detetive da polícia de Chicago, Del Spooner (Will Smith), investiga o assassinato do dr. Miles, que trabalhava no US Robotics . O robô Sonny é o principal suspeito, tendo violado as Leis dos Robóticos, o que é aparentemente impossível. Mas, se eles podem transgredir essas leis, não há nada que impeça que dominem o mundo, já que os humanos se tornaram cada vez mais dependentes dos robôs. Para ajudar Spooner nas investigações, a dra. Susan Calvin (Bridget Moynahan), especialista em psicologia dos robôs, é chamada.


Fontes consultadas: YouTube (trailer); Wikipédia; Yahoo Cinema.

Ana Mata

Jéssica Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário