quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

POSTER

Ultimamente temos andado a tentar fazer um protótipo de um poster para o nosso trabalho e é isso que vou tentar mostrar numa imagem nesta postagem. Espero que percebam...






Ana Mata

08.FEVEREIRO.2010

Diálogo sobre as próximas tarefas a serem realizadas pelo grupo.
Estivemos também a conversar com os outros grupos em relação às criações dos cartazes.

05.FEVEREIRO.2010

Nesta aula entrámos em contacto com o professor universitário Francisco Fraga através do e-mail, pois pretediamos saber informações sobre o documento de empréstimo do kit de robot RCX. Durante o restante tempo de aula debatemos, em grupo, a evolução do trabalho e falámos sobre o "Ponto da Situação" a realizar na próxima semana.

Robôs & Sentimentos

Aparentemente o título desta postagem apresenta uma contradição.
De facto (e acreditando no Wikipédia) um robô, ou robot, é um ou vários dispositivos electromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autónoma, pré-programada, ou através de controlo humano, ou seja, não pensa e não possui a sensibilidade "humana" que lhe permitiria ter sentimentos.
Contudo, este é o próximo objectivo de um grupo de cientista europeus.

- Projecto europeu prevê a criação de robôs com sentimento

Criar robôs com sentimentos é o próximo passo de um grupo de cientistas europeus. Estudiosos da Universidade de Hertfordshire querem desenvolver máquinas capazes de interagir emocionalmente com seres humanos.


A pesquisa, desenvolvida pelo Feelix Growing (formado por seis países, porém liderado pelos britânicos), envolve 2,3 milhões de euros e deve durar três anos. A co-coordenadora do projecto e pesquisadora da Universidade de Hertfordshire, Lola Canamero, explicou que o intuito é construir robôs capazes de aprender com os humanos e responder de formas emocionais e socialmente adequadas.

De acordo com a agência de notícias BBC Brasil, o projeto envolve a construção de robôs que possam receber impulsos sensoriais de humanos, interagir com eles e se comportar adequadamente. Segundo o trabalho, os robôs vão aprender com a convivência com pessoas, isto é, agirão conforme o incentivo dos humanos.
Os autômatos demonstrarão emoções como raiva, alegria e solidão. “É muito importante detectar quando a pessoa está triste e o robô precisa animá-la. O foco é nas emoções relevantes, para que essas máquinas possam ajudar os humanos em seu dia-a-dia”, disse Canamero.

Os robôs receberão as informações dos humanos por meio de câmeras de visão simples, áudio, sensores de contato e outros equipamentos que permitem o funcionamento dos autômatos mesmo quando pessoas estejam longe dele.

“Uma das ferramentas para detectar expressões em faces e padrões de movimento é uma rede neural artificial. Pretendemos detectar as emoções através da proximidade física entre humanos e robôs, e a freqüência desse contato”, completou a pesquisadora.

Notícia retirada do site: http://noticias.gospelmais.com.br/projeto-europeu-preve-a-criacao-de-robos-com-sentimento.html


Jéssica Reis